Joaquim Agostinho foi um notável ciclista português, nascido no dia 7 de Abril de 1943 em Brejenjas, freguesia da Silveira, concelho de Torres Vedras. Morreu no dia 10 de Maio de 1984, depois de 10 dias em coma, em consequência de uma queda sofrida numa etapa da Volta ao Algarve.
Joaquim Agostinho começou a praticar ciclismo no Sporting Clube de Portugal, equipa que o descobriu ao treinar perto de Casalinhos de Alfaiata em Torres Vedras, começando a praticar já com 25 anos de idade, mas ainda conseguiu evoluir de tal forma que é usualmente referido como o melhor ciclista português de todos os tempos.
A sua carreira internacional começou em 1968, depois de ter sido observado pelo director desportivo francês Jean de Gribaldy, obtendo resultados de destaque na Volta a Espanha, vários dias de amarelo e um segundo lugar final, distando apenas 11 segundos da vitória, e na Volta a França onde terminou duas vezes no pódio e venceu a mítica etapa do Alp d'Huez.
Em 1984, quando liderava a Volta ao Algarve, atropelou um cão, caindo de cabeça sem que esta se encontrasse protegida por um capacete. Apesar de ter terminado a etapa, acabou por falecer devido aos danos provocados pela queda.
In wikipédia.
Uma grande perda para o ciclismo português e mundial. Que o espírito de sacrifício e de dedicação como o de Agostinho surja rapidamente no pelotão nacional de ciclistas. Como apreciador de ciclismo adoro rever com saudades as imagens das suas provas velocipédicas. A volta a Portugal em bicicleta necessita de lembrar Joaquim Agostinho nas camadas mais jovens.
De
viriato a 11 de Maio de 2009 às 17:04
é verdade que foi um grande ciclista e muito apreciado pelo publico, mas infelizmente pouco ou nada ganhou fora de Portugal, a volta a São Paulo em 1968 , o troféu Baracchi em 1969 e 5 etapas no Tour !
o maior ciclista português foi sem sombra de duvida o ACÁCIO DA SILVA .
foi o ÚNICO a andar vestido de amarelo na volta à França durante 4 dias , em 1989 e também 2 dias com a camisola Rosa na volta à Itália !
contei também 17 vitorias em provas internacionais, tais como o Championnat de Zurich, a fléche du Sud ou Tour du Kaistenberg, sem contar as vitorias de etapas na volta à França ou no Giro .
De
cagido a 12 de Maio de 2009 às 09:46
Quantas etapas afinal ganhou o Acácio no Tour de França, já que não o refere?
Terminou alguma vez o Tour de França e em que lugar, sendo o Tour a prova rainha do ciclismo?
Terminou alguma vez a Vuelta e em que lugar?Isso de ganhar etapas e depois não concluir as provas, pouco interessa.
De
viriato a 12 de Maio de 2009 às 18:46
Terminar o Tour, terminou , mas não vejo o que é que isso tem de importante. O importante são as vitorias, e de etapas, foram tantas como o Agostinho mas andou 4 dias de amarelo e isso , o Agostinho nunca o conseguiu. Aliás foi o único português que conseguiu andar de amarelo no Tour.
No Giro também foi líder e ganhou várias etapas, e isso, o Agostinho nunca o conseguiu !
A única coisa que o Agostinho conseguiu de melhor, foi na Vuelta, onde andou de amarelo, mas que é isso comparado com o palmarés do Acácio ?
o Acácio tem 17 vitorias internacionais contra, apenas 2 , ao Agostinho .
O Acácio venceu 2 prémios de Montanha e um por pontos na Volta à Suíça enquanto que o Agostinho nunca venceu nenhum em nenhuma volta !
Quanto aos abandonos, o Agostinho regista abandono nas 3 grandes voltas mas o Acácio apenas abandonou 1 vez na Vuelta, tendo sempre terminado o Tour e o Giro !
a fama do Agostinho veio das vitorias em Portugal, onde o Acácio apenas participou, já no fim da carreira, tendo sido campeão de estrada em 1986, mesmo assim !
CONTRA FACTOS NÃO HÁ , nem tens, ARGUMENTOS !
De
cagido a 12 de Maio de 2009 às 21:43
Mas Agostinho terminou no pódio o Tour de França e na Vuelta em Espanha e Acácio não, nem numa nem noutra.
De
cagido a 12 de Maio de 2009 às 21:45
Ejá agora dida-me as classificações finais de Acácio no Tour, Giro e Vuelta e compare-as com as de Agostinho.
De Anónimo a 13 de Maio de 2009 às 12:39
Alguns anos atras vi um ciclista chamado Paulo Ferreira, do sporting subir na tabela muitos lugares penso que 30, pois tinha feito uma fuga com sucesso de mais de 30 minutos. Andou no segundo ou terceiro lugar durante alguns dias (até chegar a montanha) acabou por ser desclassificado por excesso de tempo ainda durante o tour. Isto não faz dele um grande ciclista...
Comentar post