Amanhã, pelas 15 hrs. realizar-se-á mais uma manifestação, na Praça do Município promovida pelo Movimento Unidos pela Saúde.
Ao que parece as coisas não têm corrido muito bem nesta unidade de saúde, ultimamente, com falta de médicos, por vezes, nos períodos de maior afluência dos utentes e, com dois médicos já presentes à noite a receber horas extraordinárias, período de menor afluência.
Todos nós já sabíamos que mais tarde ou mais cedo isto viria a acontecer, quando nos encerraram o serviço de urgência de 24 horas, com o intuito para se fechar de vez o atendimento permanente em Anadia.
Espero que os anadienses que têm andado adormecidos nos últimos tempos apareçam em grande número, pois é um direito básico que nos está a ser beliscado e, com a saúde não se brinca, como se costuma dizer.
Afinal o governo fazia da nova reforma da saúde uma bandeira e, que seria mais benéfico para os cidadãos, em particular de Anadia, a prova está à vista, mas de forma contrária. Só veio piorar a situação.
Como dizem os outros "a luta é alegria", pois será com essa alegria e determinação, que mais uma vez vamos para a luta.
De Sérgio Bandeira a 17 de Abril de 2011 às 23:28
Não me sinto ofendido. Gosto das pessoas que sentem o que escrevem e o que lêm.
Quem é que vai ao privado??? Eu disse isso? Não disse, pois não? Pronto! E não fui ao Pediátrico ter com nenhum médico particular (como muitos fazem).
Então, efectivamente, estava enganado... e continua enganado. É que, só em último lugar é que olho para o meu umbigo e sou sempre pelos interesses dos outros, o que não é necessariamente o "povo de Anadia". Sou antes de mais, pelo Mundo, e pela Humanidade, dimuindo o espectro até chegar a Portugal e ao Distrito de Aveiro e, só depois, ao Concelho de Anadia.
Peço desculpa por ser assim, mas é assim que eu gosto de ser.
Se for necessário Anadia ser um pouco prejudicada para que o País seja um pouco beneficiado, contem comigo. Se for necessário eu dar mais três passos por dia para que uma criança não passe fome em Portugal, eu dou (e não me custa nada).
Outros, porém, fazem-se e sentem-se (que até acabam por ser) uns coitadinhos quando o problema é que Anadia não evoluiu, senhores e senhoras... Estamos parados no tempo. Não temos emprego, não temos cultura nem lazer, não temos condições para as nossas crianças (concorda, certo? :p)... eu sei lá. Não há estímulos para fixar os jovens nem os jovens casais. E quê? E exige-se que o Estado invista em Anadia como se Anadia não tivesse desaproveitado todos estes anos?
Permita-me terminar com a expressão "tristes de pensamento"... Pergunte à maioria dessas pessoas que vão a essas manifestações um ou outro detalhe técnico do assunto que se está a tratar. Sei lá... quantas pessoas são recebidas na Consulta Aberta por dia. Com essa informação, a produtividade dos técnicos de saúde fica acima ou abaixo da média nacional? E qual é a estimativa caso o serviço funcionasse 24 horas por dia?
Posso estar enganado, mas não tem ninguém que saiba responder a estas perguntas. Mais, e perdoem-me a franqueza, a maioria dessas pessoas nem consegue entender as perguntas...
De
cagido a 18 de Abril de 2011 às 00:42
Concordo consigo em quase todo o seu texto e fico feliz pela sua personalidade. Contudo, também terá de concordar comigo no seguinte:
o nosso serviço de urgência era muito conceituado, tinha sido vistoriado por uma instituição inglesa, que peço desculpa não sei escrever o nome, mas está afixado no hospital, praticava-se a triagem de Manchester, íamos muito à frente de Águeda, por exdemplo, e tínhamos muito melhores condições.
Mas como se meteu a política pelo meio estragou tudo, nomeadamente, para o lado de Anadia. O mais engraçado é que o governo chegou a dizer que os médicos que lá trabalhavam não eram os mais adequados para aquele tipo de serviço. O que é certo é que eles tiveram que fazer pela vida e foram trabalhar para as urgências de Aveiro, Águeda, Santa Maria da Feira, lá já possuíam os requisitos. Engraçado, não acha!?
Depois dizia-se que havia muita despesa com a manutenção da urgência aberta 24 hrs., mas para mim ainda deve ser maior agora a despesa com a consulta aberta, para pagar aquele pessoal todo, mais o do INEM, serviço que os nossos bombeiros tão bem desempenharam.
Recebia utentes de outros concelhos e era bem vista e recomendada pelos mesmos.
Se estava a funcionar bem, talvez o melhor serviço do hospital, por que é que o encerraram?
Não me venham com a desculpa dos números, porque na saúde o bem estar das populações é superior à matemática.
E tinha mais coisas para lhe contar, que oral e pessoalmente lhe contarei se nos encontramos por aí.
Uma boa semana santa para si e restante família.
De Sérgio Bandeira a 18 de Abril de 2011 às 21:03
Boa semana, Paulo!
:)
De
cagido a 18 de Abril de 2011 às 21:51
Obrigado. Fico feliz por em Anadia existirem pessoas dinâmicas como o Sérgio que façam avançasr esta nossa cidade.
Gostei muito deste diálogo que mantivémos, apesar das divergências de alguns pontos de vista, pois é na divergência que se caminha para a convergência.
Um gde abraço.
Comentar post