Cerca de 3 milhões de euros é quanto vai custar o novo Centro Escolar de Arcos, um investimento na primeira “escola do futuro”, a edificar na cidade de Anadia, na zona denominada por Montouro, e que irá a concurso público brevemente.
Esta infra-estrutura vai ser comparticipada com 70% do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Uma obra que a cumprirem-se os prazos entrará em funcionamento no ano lectivo 2009/2010.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, este tipo de obras “interessam ao Município que está disponível em gastar milhões de euros com os três Centros Escolares que irão acolher com mais conforto, os mais novos”. No entanto refere que o papel do Estado é inaceitável, pois “sendo este um projecto de aprovação das Novas Redes Escolares, da autoria do Estado, devia ser este a assumir a responsabilidade” não sub-carregando as Câmaras Municipais.
O Este Centro Escolar de Arcos surge-nos na Carta Educativa como proposta seis (Capítulo VII – Proposta de Reordenamento da Rede Educativa), tendo como área de abrangência a freguesia de Arcos e a localidade da Póvoa do Pereiro, pertencente à freguesia da Moita.
Acolherá uma Escola Básica e um Jardim-de-infância, substituindo as actuais Escolas Básicas do 1.º Ciclo de Anadia, Alféloas, Famalicão e Póvoa do Pereiro. A nível dos Jardins-de-infância, este Centro Escolar substituirá o Jardim-de-infância de Famalicão.
Centro Escolar de Anadia
A futura escola vai ocupar uma área junto a uma zona cultural e desportiva de Anadia, gozando de excelentes condições de acessibilidade.
A disposição do edifício teve especial atenção a orientação solar, especialmente das salas de aulas e dos espaços de maior permanência dos alunos, privilegiando o quadrante sudeste-sul-sudoeste.
Nos espaços exteriores irão ser criadas áreas ajardinadas e arborizadas, com a intenção de proporcionar uma atmosfera ambiental propícia à prática desportiva e actividades de lazer.
Os estacionamentos públicos localizam-se junto à rede viária e em parque de estacionamento anexo.
Uma das principais preocupações para a concepção desta infra-estrutura foi a clara distinção dos espaços interiores para evitar possíveis conflitos entre as diferentes funções espaciais. Deste modo, destacam-se quatro sectores: área de espaços ensino e de apoio, o sector de espaços sociais, o sector de espaços de apoio geral e o sector de actividades físicas e desportivas e respectivos espaços de apoio.
Mais dois Centros Escolares
No entanto, foram também aprovados pelo QREN – Quadro de Referencia Estratégico Nacional, mais dois Centros Escolares, em Paredes do Bairro e Avelãs de Caminho / Avelãs de Cima, mas que apenas irão ser edificados mais tarde. O primeiro irá ter um custo de cerca de 2 milhões e 700 mil euros e o segundo de cerca de 3 milhões de euros.
Litério Marques refere que apesar de ser um forte investimento, acredita que irão ser uma realidade, pois “a Câmara fará um esforço para o conseguir”.
Salientando que “o bem-estar das crianças e a qualidade da sua formação é o mais importante”, estando a apostar numa melhoria dos espaços escolares.
In Região Bairradina 27/06/2008.
. ANADIA TERRA DA DEMOCRACI...
. A NECESSITAR DE REQUALIFI...
. PROFESSORA PALMIRA, ONTEM...
. SUPERTAÇA FEMININA DE HÓQ...
. METAS OU OJETIVOS? HORIZO...
. ANADIA
. "PROFESSOR! NAS FÉRIAS VI...
. "PROFESSOR! NAS FÉRIAS VI...
. PROFESSOR! NAS FÉRIAS VIS...
. PROFESSOR! NAS FÉRIAS VIS...
. Blogs que leio
. Abrupto
. Bússola
. Movimento de Jovens de Santiago
. Tovi
. Ligações Úteis
. ACIB
. Agrupamento de Escolas de Oiã
. Associação Portuguesa de Asmáticos
. Confap
. Diário da República Electrónico
. DGRHE
. DREC
. Fenprof
. Hospital de José Luciano de Castro - Anadia
. Instituto Português do Sangue
. Liga Portuguesa Contra o Cancro
. SPRC
. Rádios Nacionais
. Antena 1
. Mega FM
. RFM
. TSF
. Imprensa Nacional
. Expresso
. Público
. Sol
. Imprensa Regional
. Imprensa Desportiva
. A Bola
. O Jogo